• João Vicente

Artigo “ANNA COMNENA (1083-1153) E OS ASPECTOS DA CONCEPÇÃO BIZANTINA DE HISTÓRIA..."

Atualizado: Abr 25

O artigo acadêmico de hoje foi escrito por uma cara colega minha da UFPR, Elaine Cristina Senko, que se debruçou nas diversas influências historiográficas que Anna Comnena, erudita e filha do imperador Aleixo Comneno (1081-1118), sofreu ao escrever a história do reinado de seu pai: a Alexiada.


Título: ANNA COMNENA (1083-1153) E OS ASPECTOS DA CONCEPÇÃO BIZANTINA DE HISTÓRIA: O DIÁLOGO COM OS CLÁSSICOS DA ANTIGUIDADE


Autor: Elaine Cristina Senko


Tipo de trabalho: artigo publicado na Revista Semina, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, v. 11, n. 1, ano 2012.


Resumo: 

A historiadora bizantina Anna Comnena (1083-1153) foi uma das primeiras testemunhas na extra latinidade a observar o movimento de cruzadas. Além disso, nos chama a atenção sua biografia de vida, de como uma princesa se tornou patrocinadora de um grupo de leituras clássicas em Constantinopla. Assim participando da transladação dos estudos, Anna Comnena se destaca pela astúcia que tivera em continuar a Alexíada e nos relegando uma obra de precioso valor historiográfico.  (resumo composto pelo autor)


Artigo em HTML



1 visualização0 comentário

  • Facebook
  • Twitter
1280px-LinkedIn_Logo.svg.png