• João Vicente

Artigo “O batismo de Vladimir e as relações entre os Rus e o Império Bizantino no fim do sécu

Atualizado: Abr 25

Caros leitores,


O trabalho da entrada “acadêmica” de hoje é um artigo que trata de um evento muito importante na História de Bizâncio e com profundos reflexos na História da Humanidade: a conversão de Vladimir, o Grão-Principe de Kiev, ao cristianismo ortodoxo no fim do século X. 


Título: O batismo de Vladimir e as relações entre os Rus e o Império Bizantino no fim do  século X


Autor: Fabrício de Paula Gomes Moreira


Tipo de trabalho: artigo publicado na revista Revista Alethéia de Estudos sobre Antigüidade e Medievo – Volume 2/2, Agosto a Dezembro de 2010. ISSN: 1983-2087


Resumo: 

Este artigo pretende discutir o batismo do Grão-príncipe Vladimir e de seus súditos no âmbito das relações internas e externas do principado de Kiev no século X. Pretendo elucidar as possíveis razões para que o soberano Rus´ adotasse o cristianismo ortodoxo, tal como praticado no Império Bizantino, a partir da análise e comparação da Crônica dos tempos passados, compilação elaborada em meados do século XI por monges de Kiev; ao tratado  De Administrando Imperio, do imperador bizantino Constantino VII Porfirogeneta e à Cronografia, do pensador bizantino Miguel Psellus. O objetivo da análise é demonstrar o quão múltipla era a decisão do príncipe Rus´: religiosa, mas também política, militar e econômica.  (resumo composto pelo autor)


PDF



0 visualização0 comentário

  • Facebook
  • Twitter
1280px-LinkedIn_Logo.svg.png