• João Dias

Christos Anesti! Votos de Feliz Páscoa de Bizantinística

Atualizado: Jan 25

Caros Amigos e Leitores,


É tradição da Igreja Ortodoxa Grega as pessoas, no raiar do sol do Domingo de Páscoa, sair as ruas e se cumprimentar uns aos outros com a saudação “Christos Anesti“, que significa “o Cristo ressuscitou“.




Sendo assim, deixo, para apreciação, um vídeo com uma belíssima versão do também belíssimo canto (ou troparion) pascal bizantino “Christos Anesti“. Os interpretes são os musicistas gregos Irene Papas e Vangelis (que fez várias trilhas sonoras para filmes, incluíndo “1492: a Conquista do Paraíso” com Gerard Depardieu)


O vídeo, que acompanha magistralmente a música e, por isso, suspeito que tenha sido feito por quem produziu a música, mostra uma série de igrejas e imagens sacras bizantinas, como a Catedral de Santa Sofia e os mosteiros de Athos e Meteora, acompanhado com imagens de renascimento da natureza.



Eis a letra em grego e português


Christós anésti ek nekrón, / thanáto thánaton patísas,/ké tís en tís mnímasi,/ zoín charisámenos!


Cristo ressuscitou dos mortos,/Pisoteando a morte com a morte,/e sobre aqueles nas tumbas,/dando a vida!

(…)


Por fim, gostaria de desejar uma abençoada Páscoa para todos vocês.


Χριστὸς ἀνέστη!


#christosanesti #igrejaortodoxa #pascoabizantina #vangelis

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Suprimento de água de Constantinopla

Caros leitores, Hoje posto mais um dos interessantíssimos vídeos do projeto Byzantium 1200 que faz a reconstrução digital do sistema de suprimento de água de Constantinopla. A Idade Média conheceu pou

  • Facebook
  • Twitter
1280px-LinkedIn_Logo.svg.png