• João Vicente

Entendendo a arquitetura bizantina

Atualizado: Abr 25

Um dos grandes legados que Bizâncio deixou para a posteridade foi a arquitetura.

As inovações e soluções que os bizantinos criaram no milênio de existência de sua civilização contestam a pecha de conservadores cunhada por historiadores e outros estudiosos. Os bizantinos herdaram a tradição romana de utilizar construções como ferramentas de dominação política. No entanto, bizantinos focaram-se na edificação de igrejas, monastérios (que geralmente eram amplos conjuntos de edificações que incluíam hospitais, albergues, banhos e jardins) e estruturas defensivas.


Entre as inovações bizantinas, podemos citar a alvenaria ornamental e a arte decorativa (mosaicos e afrescos), mas a inovação mais famosa e  amplamente usada nos dias de hoje é a chamada “cúpula ou domo pendentivo“, que é um  método construtivo que permite a colocação de um domo circular sobre um espaço quadrado ou sobre um domo elíptico ou espaço retangular (vide imagem). Diz-se que essa técnica foi primeiramente usada na Igreja de Santa Sofia em Constantinopla.


Para ajudar compreender um pouco a arquitetura bizantina, publico nessa entrada uma imagem esquemática de uma igreja bizantina típica do século X.


Ainda que nem todas as igrejas bizantinas fossem iguais a essa, as principais características estão aí.


clique na imagem para aumentar


Caso queiram conhecer mais sobre a arquitetura bizantina , há  esse livro escrito  por Richard Krautheimer sobre o assunto.




29 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo