- João Vicente
Entendendo a arquitetura bizantina
Atualizado: 25 de abr. de 2021
Um dos grandes legados que Bizâncio deixou para a posteridade foi a arquitetura.
As inovações e soluções que os bizantinos criaram no milênio de existência de sua civilização contestam a pecha de conservadores cunhada por historiadores e outros estudiosos. Os bizantinos herdaram a tradição romana de utilizar construções como ferramentas de dominação política. No entanto, bizantinos focaram-se na edificação de igrejas, monastérios (que geralmente eram amplos conjuntos de edificações que incluíam hospitais, albergues, banhos e jardins) e estruturas defensivas.
Entre as inovações bizantinas, podemos citar a alvenaria ornamental e a arte decorativa (mosaicos e afrescos), mas a inovação mais famosa e amplamente usada nos dias de hoje é a chamada “cúpula ou domo pendentivo“, que é um método construtivo que permite a colocação de um domo circular sobre um espaço quadrado ou sobre um domo elíptico ou espaço retangular (vide imagem). Diz-se que essa técnica foi primeiramente usada na Igreja de Santa Sofia em Constantinopla.

Para ajudar compreender um pouco a arquitetura bizantina, publico nessa entrada uma imagem esquemática de uma igreja bizantina típica do século X.
Ainda que nem todas as igrejas bizantinas fossem iguais a essa, as principais características estão aí.

clique na imagem para aumentar
Caso queiram conhecer mais sobre a arquitetura bizantina , há esse livro escrito por Richard Krautheimer sobre o assunto.
