• João Vicente

Evento: Languages of Power and Authority in Byzantium and Beyond

Atualizado: 25 de abr. de 2021

Caros leitores,


Junto com outros colegas aqui de Mainz, estou organizando um evento de nome “Languages of Power and Authority in Byzantium and Beyond”, em português “Linguagens de Poder e Autoridade em Bizâncio e Além”.


Ele acontecerá dia 26 de outubro de forma online. Embora seja em inglês e as diferenças de fuso-horário não sejam muito convenientes para os possíveis interessados no Brasil, gostaría de convidar a todos a participar.


Para se registrar, envie o seu nome para o endereço de e-mail yan_byzanz@gmx.de.

Abaixo a tradução do texto de apresentação do evento:


Poder social e autoridade são profundamente entrelaçados com linguagem, hoje em dia assim como no passado. Como uma ferramenta básica de comunicação humana, linguagem não somente expressa relações de poder; ela também é moldada por estruturas de poder existentes. Contudo, linguagem é poderosa em si mesma, co-construíndo e reinterpretando realidades sociais e fomentando certos comportamentos. Linguagem, como nós a entendemos aqui, não é limitada a expressão verbal, seja ela falada ou escrita, mas inclui também comunicação visual e atos performativos. Na nossa segunda mesa-redonda do Young Academics Network (YAN), nós gostaríamos de discutir as múltiplas relações entre linguagem, poder e autoridade em Bizâncio e em sociedades vizinhas. Nós iremos questionar como poder e autoridade eram construídos através da linguagem e como a linguagem era influenciada por estruturas de poder. Quais discursos eram usados para legitimar e promover o poder, quais as mídias eram empregadas para exercer autoridade espiritual e social? Quais estratégias de comunicação imperadores, patriarcas, acadêmicos, santos, soldados, generais, assim como populações rurais e urbanas usavam quando eles competiam por poder político, espiritual, econômico e social?



13 visualizações0 comentário