• João Vicente

Ferramentas Digitais para os Estudos Bizantinos - videos e slides

Caros leitores,


Como anunciei num post anterior, organizei o minicurso Ferramentas Digitais para os Estudos Bizantinos para a II Jornada Internacional de Estudos Bizantinos e Medievo Oriental nos dias 23 e 24 de março de 2021.


O curso aconteceu online e o resultado foi excelente com mais de 100 inscritos.



A proposta do curso era essa:


Digital Humanities – ou Humanidades Digitais – têm causado grande impacto em diversas áreas. Ao convergir tecnologias da informação com métodos de pesquisa tradicionais das ciências humanas, as Humanidades Digitais permitem a disponibilização de diversos recursos de análise, assim como de armazenamento e tratamento de dados. Os Estudos Bizantinos não estão alheios a esses desenvolvimentos. Uma série de edições de fontes, léxicos e bases de dados foram e estão sendo desenvolvidos, que não somente dinamizam o trabalho do investigador, mas também têm o potencial de permitir que pesquisadores distantes das principais bibliotecas e institutos possam desenvolver pesquisas sobre Bizâncio. No espírito pioneiro das II Jornadas, esse minicurso tem como objetivo apresentar alguns desses recursos digitais para incentivar jovens pesquisadores no início de suas carreiras a considerarem esse campo como factível e acessível para uma investigação.


Quem não participou do curso porque não pode no dia ou ficou sabendo somente depois pode ter acesso às aulas (abaixo) e aos slides com os links.


Dia 1: Bases de dados de fontes e literatura especializada.

Dia 2: Bases de dados com edições de fontes e recursos digitais para tradução do grego antigo e medieval.



75 visualizações0 comentário