• João Vicente

I Jornada de Estudos Bizantinos e Medievo Oriental

Atualizado: Jan 21

Caros leitores,


Pela primeira vez no Brasil teremos um evento acadêmico totalmente dedicado a Bizâncio e Oriente Medieval: I Jornada de Estudos Bizantinos e Medievo Oriental entre os dias 26 e 27 de Agosto na Universidade Federal de São Paulo em Guarulhos. A jornada está sendo organizada pelo Laboratório de Estudos Medievais (LEME/Unifesp).


Foram convidados diversos nomes da academia brasileira que trabalham com Bizâncio e Medievo Oriental, entre eles o autor desse site. Embora não possa estar fisicamente presente, os organizadores gentilmente ofereceram a possibilidade de apresentar via teleconferência.

As inscrições gratuitas vão até dia 15/08

.

Abaixo o texto disponibilizado pelos organizadores

Convidamos a todos para participarem da I Jornada de Estudos Bizantinos e Medievo Oriental, evento programado para ocorrer nos dias 26 e 27 de agosto de 2019 na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp). O evento está sendo organizado pelo Laboratório de Estudos Medievais (LEME/Unifesp).


A I Jornada de Estudos Bizantinos e Medievo Oriental tem como principal proposta reunir pesquisadores de Bizâncio e do Medievo Oriental para apresentar seus trabalhos e discutir os desafios de se estudar essas temáticas no Brasil. O evento também contará com temas transversais que evidenciam o relacionamento de outras regiões geográficas com o Oriente. Constituindo campos multidisciplinares distintos, essas temáticas situam-se geralmente fora da delimitação tradicional dos Estudos Medievais, que abarca tradicionalmente a Idade Média Ocidental. No Brasil, pesquisadores que trabalham com esses temas estão integrados em diferentes núcleos de pesquisas não específicos, e acreditamos ser importante dar o primeiro passo para que futuras atividades em comum sejam pensadas. Assim, um evento dessa natureza contribuirá para o diálogo entre pesquisadores de diferentes níveis, sejam eles doutores, mestres ou pesquisadores em formação.


O evento contará com 1 minicurso, 6 mesas, 2 conferências e 2 palestras, com temáticas que vão desde Bizâncio a Pérsia Medieval.


Mais informações: http://jornadabizantina.info/


15 visualizações0 comentário

  • Facebook
  • Twitter
1280px-LinkedIn_Logo.svg.png