• João Vicente

Ilustrações de Constantinopla por Antoine Helbert

Atualizado: Jan 23

Caros leitores,


Antoine Helbert é ilustrador e fascinado por Bizâncio. Por causa desse interesse, ele compôs ilustrações fantásticas de Constantinopla e de algumas de suas construções.


Apesar das imagens magníficas, não podemos pensar que Constantinopla era exatamente dessa forma que Antoine nos apresenta. Suas ilustrações possuem alguns “problemas”.


– Ele pretende retratar Constantinopla, seus edifícios e seus monumentos, do “século IV ao XIII“. O problema é que a cidade mudou e muito ao longo desse período, isso resulta que ele juntou edifícios que nunca existiram ao mesmo tempo.


– Eu observei alguns erros na localização de alguns edifícios. Observamos, por exemplo, na terceira imagem, o hipódromo e os portos de Prosphorion e Neorion. Eles parecem não muito distantes um do outro, mas na realidade eles se encontravam bastante afastados do hipódromo. Há então um erro de proporção na imagem.


Mesmo assim, são imagens belíssimas.


Vale a pena visitar seu site, que tem sido constantemente atualizado com novas ilustrações, mas abaixo posto algumas imagens que estão disponíveis online.


Quem quiser conhecer uma reconstrução mais “científica” de Constantinopla, eu convido a conhecer o projeto Byzantium1200 que realiza a reconstrução digital da cidade e dos edifícios conforme eles eram no ano 1200.


Constantinopla vista do oeste para leste com Santa Sofia, parte do Palácio Imperial e o Hipódromo



Hipódromo visto do sul para o norte com portos de Prosphorion e Neorion ao fundo


Palácio Imperial de Constantinopla com hipódromo a esquerda


Palácio de Boucoleon



Corte da Basílica de Santa Sofia


Fórum de Constantino


Corte do Fórum de Constantino


Corte do Palácio de Boukoleon


Visão aérea de Constantinopla vista do sul para o norte.


#arquitetura #constantinopla #reconstrucaodigital

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

“Romans” de Stefan Verstraaten

Caros leitores, Como vocês já devem ter percebido, eu adoro reconstruções históricas, principalmente de armas e roupas antigas. Cada vez mais, encontro pessoas fazendo um trabalho fantástico de recons

  • Facebook
  • Twitter
1280px-LinkedIn_Logo.svg.png