- João Vicente
Lançamento do livro “Capítulos de História: o trabalho com fontes”
Atualizado: Jan 24
Caros leitores,
Entrada repostada para relembrá-los do evento!
Tenho o prazer de anunciar o lançamento do livro “Capítulos de História: o trabalho com fontes” de autoria de minha orientadora e amiga Profa. Dra. Marcela Lopes Guimarães.
O evento acontecerá dia 14 de Agosto às 19:30 na Livraria Curitiba do Shopping Estação na cidade de Curitiba.
Além de ser uma excelente professora de História e historiadora (leciona História Medieval Oriental da Universidade Federal) e uma pessoa de grande sensibilidade, a autora é formada também em Belas Letras. Portanto, esse livro deve apresentar uma visão da disciplina histórica enriquecida por uma conhecedora da Literatura. O que é ótimo, pois nós historiadores por vezes nos focamos demais na “cientificidade” da História e esquecemos que, apesar de ser uma disciplina, ela também é um gênero literário.
Segundo a autora, o livro “reúne reflexões a respeito do trabalho historiográfico realizado a partir de diferentes documentos – desde livros de receitas, passando por álbuns de família, até crônicas de jornal, poemas, romances, objetos da vida – encontrados em museus e em gavetas esquecidas nas moradias de pessoas comuns”

