• João Vicente

Palestra: Origens do Monoteísmo Israelita

Atualizado: Abr 25

Reinaldo José Lopes, colunista de ciência da Folha da São Paulo, fez uma palestra na Igreja Presbiteriana de São Paulo, sobre as origens do monoteísmo israelita, que deu origem ao Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.


Criação de Adão por Miquelângelo. (Fonte: Wikicommons)


A palestra é um pouco desconexa, mas ainda assim bem interessante, pois aborda alguns mitos relacionados ao surgimento da religião monoteísta – como uma possível relação com o faraó Akhenaton (1351–1334) – e analisa a história da religião israelita através de evidências arqueológicas egípcias e cananéias. Reinaldo cruza também textos bíblicos com outras tradições religiosas mesopotâmicas e do Oriente Médio. Baseado numa literatura especializada, o palestrante demonstra que a história do culto ao Deus Abrãamico é bem menos linear do que a Bíblia deixa transparecer.


Embora o tema da palestra escape um pouco da temática do site, achei relevante devido ao papel da religião cristã na compreensão de mundo dos bizantinos.



23 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Suprimento de água de Constantinopla

Caros leitores, Hoje posto mais um dos interessantíssimos vídeos do projeto Byzantium 1200 que faz a reconstrução digital do sistema de suprimento de água de Constantinopla. A Idade Média conheceu pou