• João Dias

Rostos imperiais em moedas

Atualizado: Jan 22

Caros leitores,


Uma das principais formas de representação iconográfica de imperadores e uma das principais formas de propaganda imperial são as moedas. Por essa razão, elas são fontes valiosíssimas para qualquer estudo histórico sobre a História Política do Império Bizantino, pois podemos observar, através delas, programas, discursos e intensões de governo.


Abaixo, podemos ver uma sequência de moedas retratando a imagem de quase todos imperadores que reinaram desde Arcádio (383-408) até Constantino XI Paleólogo (1448-1453). Os principais imperadores têm os nomes em branco, os usurpadores em amarelo, os imperadores de Nicéia em azul e os de Trebizonda em vermelho. Alguns imperadores ficaram sem ser retratados, provavelmente porque eles não reinaram tempo o suficiente para cunhar suas próprias moedas ou nenhuma das moedas cunhadas por eles chegaram a nós. Clique na imagem para aumentar


Essa é naturalmente uma pequena amostra da riqueza da produção numismática bizantina. Uma amostra mais ampla pode ser achado no catálogo online Wildwinds. 



#historiapolitica #imperadores #numismatica

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

  • Facebook
  • Twitter
1280px-LinkedIn_Logo.svg.png