• João Vicente

Rostos imperiais em moedas

Atualizado: 25 de abr. de 2021

Caros leitores,


Uma das principais formas de representação iconográfica de imperadores e uma das principais formas de propaganda imperial são as moedas. Por essa razão, elas são fontes valiosíssimas para qualquer estudo histórico sobre a História Política do Império Bizantino, pois podemos observar, através delas, programas, discursos e intensões de governo.


Abaixo, podemos ver uma sequência de moedas retratando a imagem de quase todos imperadores que reinaram desde Arcádio (383-408) até Constantino XI Paleólogo (1448-1453). Os principais imperadores têm os nomes em branco, os usurpadores em amarelo, os imperadores de Nicéia em azul e os de Trebizonda em vermelho. Alguns imperadores ficaram sem ser retratados, provavelmente porque eles não reinaram tempo o suficiente para cunhar suas próprias moedas ou nenhuma das moedas cunhadas por eles chegaram a nós. Clique na imagem para aumentar


Essa é naturalmente uma pequena amostra da riqueza da produção numismática bizantina. Uma amostra mais ampla pode ser achado no catálogo online Wildwinds. 


moedas de imperadores



14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo